domingo, 4 de dezembro de 2011

7º Encontro Anual dos Cartunistas/RJ


Eu estive lá. Recebi o convite do Ferreth (organizador do evento) para este Encontro faltando poucos dias para a entrega dos trabalhos. Caramba, eu não poderia estar de fora... o cara é o meu amigo há muitos anos.
Fiz dois trabalhos. Um homenageando Adail e Guidacci (destaques desta mostra) e outro...

...do Dr. Conrad Murray "dançando", entrando de ré (ou seria réu!?) na prisão - no estilo Moonwalker do Michael Jackson. Murray pegou 4 anos de xilindró.
Quando cheguei no dia 03/12/2011 no Sindicato do Chopp no Leme, tive o prazer de confraternizar com o veterano Guidacci.
Senti falta do professor Adail (tenho um post do ano passado falando sobre ele) naquele dia.
Mas no dia seguinte, ele compareceu ao outro Sindicato do Chopp que fica em Ipanema (onde está rolando outra de nossa exposição de artes, paralela a esta). Adail num discurso emocionado, disse que em todos esses anos contribuindo para a arte gráfica do humor brasileiro, foi a primeira vez que ele foi homenageado.
Graças ao Senhor Deus, fiquei muito feliz de ver meus trabalhos expostos na zona sul do Rio de Janeiro junto dos grandes amigos do desenho gráfico de humor nacional. 
Boa parte do filme "Uma Aventura no Tempo" da Turma da Mônica foi feita por estes dois grandes amigos: Ferreth e Aviz, no qual pudemos matar as saudades em meio a este clima de descontração, alegria e confraternização.
Como não poderia deixar de ser, houve o esperado discurso dos organizadores e do homenageado Guidacci e a entrega da placa que registrou a importância da contribuição que o artista do traço deu à arte do humor gráfico nacional.
Depois disso, a festa não teve hora para acabar. Clima de "FELIZ NATAL " e "FELIZ 2012"!
 Quando resolvi sair, duas surpresas! Uma caricatura do amigo César Guedes, no qual tomei a liberdade de fazer uma coloração digital...
...e a outra foi do amigo niteroiense Netto que numa velocidade incrível fez este desenho no qual eu guardo com apreço.
E para ficar para sempre em nossa memória, assista um pequeno vídeo que fiz para servir de registro deste evento que deve entrar para a história da arte nacional.
"O dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 6.23)

4 comentários:

  1. Obrigado, Gecelmo! É sempre uma alegria receber seus recados. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fala Gecelmo, quanto honra seu comentário no meu blog. Fique com Deus. abs,

    ResponderExcluir
  3. A honra é toda minha em saber que profissionais tão competentes quantos vocês, fazem parte da minha listagem de amigos.
    Abraços Alan, abraços Zé!

    ResponderExcluir
  4. Amigo António, muito obrigado por sua visita e por suas palavras.
    Se "um copo de água fria dado a um discípulo só pelo facto de este pertencer a Cristo será motivo de galardão", como dito em Marcos 9.41 e replicado pelo irmão em seu blog, imagine, ser convidado para ser seu amigo só pelo facto de também eu ser cristão? Claro, seja bem-vindo e que o Senhor Jesus lhe abençoe também junto de sua família!

    ResponderExcluir