terça-feira, 11 de dezembro de 2012

8º Encontro Anual dos Cartunistas/RJ

Sábado, 08 de dezembro de 2012, dia belíssimo de sol...que fez com que as praias do Rio de Janeiro ficassem maravilhosamente lotadas. Este é o pôr-do-sol clicado pelo amigo Beto Potyguara, que por sinal, fez uma ótima cobertura do evento.
Um calor que vinha do céu e das pessoas que também encheram os bares a beira mar. E no Sindicato do Chopp no Leme não foi diferente, aliás foi sim, pois havia um encontro extraordinário de pessoas naquela tarde, além dos costumazes frequentadores, banhistas, turistas...mais um ajuntamento de cartunistas, chargistas, caricaturistas, designers, intelectuais, pesquisadores...enfim, uma tarde muito especial patrocinada pela Unimed.
Dentro do Sindicato estava rolando a exposição de duas pessoas ilustres: Amorim e Mayrink (homenageados deste ano).
Ferreth (nosso "maluco-beleza), o principal organizador - que todos os anos escolhe duas celebridades do traço do humor nacional -, resolveu exaltar os trabalhos desses dois brasileiros. Amorim nascido no Rio de Janeiro e Mayrink mineiro das terras de Ziraldo (Caratinga).
Paralelamente também fui convidado à expor os meus desenhos, junto com mais outros amigos e colegas do traço, como você pode ver na listagem acima.
De um lado, os trabalhos do Amorim e do Mayrink e do outro os nossos.
Como pode ver, os meus estavam lá.

Este trabalho mostra o "momento mágico" que o veterano Ziraldo faz surgir o grande artista Mayrink, que até 1967 era assistente de arte dele, lançando-o a partir de então ao estrelato, através das páginas do Cartum JS (suplemento humorístico do Jornal dos Sports).

Já este desenho mostra o incomparável Amorim em seu ambiente de trabalho, tendo suas brilhantes, ofuscantes, inebriantes ideias...(duro é ter ideias) atraindo para si aqueles insetos de verão... talvez moscas, formigas com asas... sei lá.
Na prancheta (acho que ele nem usa mais, talvez computador com tablet...), a hq de sua autoria que eu curto muito: a Rua Paraíso.
 Os amigos estavam fazendo caricatura ao vivo, como foi o caso do Magon (foto acima)
e César Guedes (foto abaixo).
Mas as caricaturas que entraram para a (minha) história, foram as feitas de mim pela Paty, minha abençoada filha. Com certeza, "o ano não morreu na praia"!

Agora curta este vídeo que dirigi e editei deste grande encontro. Está em baixa resolução porque este blog não comporta tamanho maior de imagem. No mais, é FELIZ NATAL e ÓTIMO 2013!
video

Para aqueles que creem no Senhor Jesus, o Cristo:
"Alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus."
(Lucas 10:20b)

3 comentários:

  1. Valeu pela lembrança e créditos do nosso post. Só um detalizinho o cara de camisa preta não sou eu não, viu? Hehehehehe! Já tem um prof. de educação física "Beto Potiguara" aí no Rio, um cartunista também aí, já ia ser demais. Abs e um 2013 abençoado pra você família.

    ResponderExcluir
  2. Putz...desculpe-me Beto!
    Acho que "professor..." rima com "cartunista"!... Colou? Não?!Hehehehehehe! No próximo Encontro, eu acerto então!
    Obrigado pelas palavras e visita!
    Abs. Gecelmo

    ResponderExcluir
  3. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir