sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

6º Encontro Anual dos Cartunistas - o convite

09 de novembro de 2010. São 20:45h e acabo de receber um convite do meu amigo Ferreth, que como sempre nunca se esquece de mim, quando o assunto é confraternização entre os artistas e cartunistas.
Legal saber que entre os homenageados, "gênios do humor", estão o meu "admirado" Ique e o meu colega de trabalho (do Jornal O Dia), Aroeira!
Valeu mesmo, amigão! Estou nessa e obrigado por me convidar para este importante evento.
Enquanto o jornalismo ajuda a propagar as notícias sobre a violência no Rio de Janeiro, mantendo o povo "vidrado" no medo, os trabalhadores no Brasil estão alheios a outro "terror" que ameaça se levantar para rondar suas movimentações financeiras a partir de 2011, - quando começa oficialmente o governo federal de Dilma Rousseff - ... A CSS.

A Contribuição Social para a Saúde, outro nome dado ao antigo CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira) que fora recriado em 1997 no período FHC (Fernando Henrique Cardoso) - que por sua vez veio substituir o IPMF, outro imposto - ameaça a ressuscitar, segundo alguns órgãos de imprensa como o Globo, o Estado de São Paulo, entre outros...

"Dilma se declarou disposta a discutir a recriação do malfadado imposto sobre o cheque, a CPMF, uma das maiores aberrações do sistema tributário brasileiro.
A CPMF é desnecessária. União, Estados e municípios arrecadam, em conjunto, mais que o suficiente para custear os programas de saúde. Só não cumprem seus compromissos como deveriam por ineficiência e porque muitas administrações padecem de empreguismo e corrupção. Dinheiro não falta, mas falta usá-lo bem." escreveu o Estadão em sua seção de "opinião".

Sendo assim, fiz esta charge onde a dupla dinâmica Dilma e Lula (inspirado naquele seriado pastelão dos anos 60, Batman e Robin - criação de Bob Kane) acertaria em cheio o trabalhador brasileiro com a CSS, ou CPMF, ou qualquer outro nome que se dê a essa extorsão financeira.

O outro trabalho é este aqui, em homenagem a esses "gênios do desenho", Ique e Aroeira.

2 comentários:

  1. valeu gecelmo pelo convite
    honrarei esse compromisso
    com certeza estarei lá!

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz de Deus nosso pai, e do Senhor Jesus Cristo!
    Cara, para nós que estamos começando, é muito bom ter esta honra de estar entre esses "feras" do humor nacional, como Ique, Aroeira, o próprio Ferreth e outros "monstros" que estarão lá. Até porque são "feras" que não mordem e "monstros" que só assustam pela admiração que temos por eles (risos).
    Te vejo por lá, abraços!

    ResponderExcluir